Postagens populares

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Organelas celulares


Organelas celulares

Mitocôndrias

Rudolph Albert von Kölliker, junto a Friedrich Gustav Jakob Henle. Kölliker era fisiologista e anatomista alemão renomado e observou o que ele chamou de grânulos no citoplasma das células. Todavia o primeiro estudo que se tem registro sobre mitocôndrias foi conduzido por Richard Altman, interessado na estrutura e teoria celular, na década de  1840. Ele as denominou bioblastos, por pensar serem organismos elementares de vida autônoma que viviam dentro do citoplasma da célula. Ele também desenvolveu um método para colorir essas organelas usando ácido pícrico, anilina e fucsina. Richard Altman publicou seus resultados em um tratado chamado Die Elementarorganismen em 1890. Mais tarde o médico Dr. Carl Benda em 1898, cunhou o nome mitocôndria para essa organela.Mitocôndrias estão presentes no citoplasma de todas as células eucarióticas.  

Mitocôndrias caracterizam-se por apresentarem propriedades morfológicas, bioquímicas e funcionais específicas. Observadas em um aumento grande apresentam-se como estruturas cilíndricas com aproximadamente 0,5 micrômetros de diâmetro e vários micrômetros de comprimento. Uma célula hepática normal pode conter de 1.000 a 1.600 mitocôndrias, enquanto alguns ovócitos podem conter até 300.000 em seu citoplasma. Microfilmagens em diferentes intervalos de tempo, feito em células vivas, mostram que as mitocôndrias são organelas muito móveis e plásticas, podendo mudar constantemente sua forma e mesmo fundindo-se umas com as outras e se separando novamente.
Sua membrana externa e interna é estruturalmente constituída de lipoproteínas, e contêm um grande número de enzimas e coenzimas que participam das reações de transporte de eletétrons em suas cristas. Essas proteínas estão ligadas a produção de energia ou ATP, molécula rica em energia essencial para a vida.

DNA mitocondrial

A mitocondria apresenta seu próprio genoma (DNA). Esse fato apóia a hipótese endossimbiótica. Esse fato teria produzido o primeiro ser vivo eucarioto.O genoma das mitocôndrias é constituído por várias moléculas circulares de DNA e dentro de cada molécula, múltiplas cópias do mesmo gene.O DNA mitocondrial é de herança materna ou seja, as mitocôndrias que todos os seres vivos possuem vem sempre da mãe e ao ser fecundado por um espermatozóide gera um zigoto, cujo genoma mitocondrial é totalmente materno. O espermatozóide, apesar de possuir inúmeras mitocôndrias, estas são destruídas quando ele penetra no óvulo. 

Origem dos cloroplastos

Os cloroplastos são organelas celulares que estão presentes nas células das plantas, cianobactérias e algas. Elas têm a função de produzir alimento para a célula que à contém.


Cloroplastos no citoplasma de células vegetais.

Sua estrutura

Os cloroplastos possuem nas suas delimitações duas membranas: uma
membrana externa lisa, enquanto a interna é composta por várias
dobras voltadas para o interior do cloroplasto.Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com
várias moléculas de clorofila. Essa proteína tem a capacidade de capturar os fótons proveniente do Sol e usá-los como fonte de energia para unir moléculas de gás carbônico, produzindo compostos ricos em energia.


Os cloroplastos são muito importantes na fotossíntese das plantas, algas e cianobactérias pois eles contém clorofila. No processo de fotossíntese, a clorofila captura a luz do sol e transforma em energia, e como subproduto ela libera o oxigênio para a atmosfera. Dessa maneira a atmosfera iniciou um lento processo de acumulação de oxigênio que possibilitou a evolução de outros organismos mais complexos.

Origem dos cloroplastos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário