Postagens populares

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Arthropoda


Arthropoda

Características gerais dos artrópodes.


1) Apêndices articulados. 



2)Triblásticos:Apresentam tres folhetos embrionários: Ectoderme, mesoderme e endoderme.
3)Simetria bilateral e tamanho (milimétricos a grandes dimensões).
4)Parasitas.
5)Habitat:Aquáticos, terrestres desde desertos a pântanos, são os primeiros seres vivos a conquistarem o ar através dos apêndices articulados especializados para o vôo: asas.
6)Tagmatização:Apresentavam o corpo metamerizado, todavia, ocorreu um processo de fusão de metãmeros em grupos de segmentos especializados para realizar certas funções e anatomicamente diferenciados de outros segmentos. Assim, os artrópodes apresentam em consequência da tagmatização o corpo dividido em cabeça, tórax e abdomem, em alguns grupos ocorreu uma fusão maior ainda e a cabeça funde-se com o tórax formando o cefalotórax. Assim, essas espécies apresentam cefalotórax e abdomem.
Esqueleto:
Exoesqueleto quitinoso,rígido formado por placas de quitina, a flexibiliadade é dada por membranas intersegmentares. Função sustentação, revestimento e proteção.

Holometábolos ou metamorfose.
Devido ao crescimento do organismo e o não crescimento do exoesqueleto os artrópodes passam por eventos chamados mudas, ao longo de seu desenvolvimento de ovo até o estágio adulto passa por diferentes instares (ovo - larva - pupa - imago ou adulto). Nesse caso dizemos que esse organismo apresenta metamorfose completa; exemplos: mosca doméstica, besouros, borboletas, mariposas.

Desenvolvimento em uma borboleta. Os artrópodes apresentam crescimento descontínuo quando comparados com os demais metazoa, pois enquanto todos os demais animais apresentam um crescimento contínuo e gradual os artrópodes apresentam um crescimento aos saltos ou descontínuo. E isso se deve ao fato de que eles devem trocar o exoesqueleto de tempos em tempos pois eles crescem mas o exoesqueleto não.

 Ametábolos ou sem metamorfose.


A traça dos livros,é um artrópode ametábolo; do ovo eclode um indivíduo igual ao adulto apenas em tamanho menor. Para chegar ao tamanho adulto a traça passa por várias mudas do exoesqueleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário